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Mario Kart Wii (マリオカートWii Mario Kāto Wī?) é um jogo eletrônico de corrida desenvolvido pela Nintendo. Anunciado na E3 2007 para o console Wii, foi lançado em abril de 2008. É o sexto jogo da franquia Mario Kart.
Assim como seus edições anteriores, Mario Kart Wii incorpora personagens jogáveis da série Mario, que participam de corridas de kart em 32 pistas de corrida diferentes usando power-ups para dificultar os adversários ou ganhar vantagens. O jogo recebeu críticas positivas após o lançamento, com elogios para o modo online, personagens, jogabilidade, faixas e karts, embora houvesse críticas por sua IA e dificuldade. O jogo vendeu 37,32 milhões de cópias, foi o jogo de corrida mais vendido, o jogo da série Mario mais vendido para o Wii e o 2º jogo mais vendido para o Wii atrás apenas de Wii Sports.
O jogo possui vários modos single-player e multiplayer, incluindo uma tela dividida para quatro pessoas. O Multiplayer online via Nintendo Wi-Fi Connection estava disponível no lançamento, mas foi descontinuado em maio de 2014, juntamente com muitos outros jogos de Wii e Nintendo DS que suportavam a jogatina online.[1]
O jogo vem junto com um novo acessório para o Wii, chamado Wii Wheel, semelhante a um volante de um carro, dando a impressão de dirigir como no cotidiano. Este acessório permite um controle mais intuitivo e convencional na hora de jogar (principalmente fazer as curvas).
Jogabilidade Mario Kart Wii é um jogo de kart com modos single-player e multiplayer. Os jogadores controlam um dos diversos personagens selecionáveis da franquia Mario e participam de corridas ou batalhas usando karts ou bicicletas em cursos temáticos com base em estágios e fases da franquia Mario. Durante a jogabilidade, o jogador vê a ação de uma perspectiva em terceira pessoa. O jogador pode realizar manobras ao dirigir que produzem impulsos de velocidade, como o drifting.[2]
Durante a condução, o jogador coleta power-ups de caixas de itens colocadas em vários pontos da pista. Esses power-ups permitem que o jogador ataque os oponentes, fazendo com que eles desacelerem ou percam o controle da direção; defendem contra os ataques, ou ganham impulsos em velocidade.
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